quarta-feira, 8 de maio de 2013

10 Boybands Japonesas Que Você Provavelmente Não Conhece Mas Devia Conhecer

OLÁ NEGÕES

É com muita glória e brilho angelical que o mais tresloucado site da blogosfera aracajuana renasce das cinzas. Amém. Finalmente a sagrada inspiração me iluminou o ser de novo e eu aproveitei o fato de que estou FINALMENTE DE FÉRIAS PORRA pra reviver esta delícia. Aliás, feliz 2013 lol

Enfim, como todo mundo sabe (ou sabe ou não me conhece), a minha fonte primária de energia é boybands. Boybands de todas as idades, tamanhos, formatos, nacionalidade, planeta de origem, objetivo existencial. Eu literalmente gasto 100% do meu tempo considerado livre (a.k.a. não tomado por tarefas da faculdade, por mais que elas se assemelhem a gandaia) em boybands. Mais do que isso, eu INVISTO em boybands. Eu praticamente sou boybands. Em tempo integral.

E também não é novidade pra ninguém que minha vida de boyband começou quando eu era uma weeaboo disléxica no ano de 2008, e que essa origem se deu graças a boybands japonesas, e o Japão até hoje é meio que uma realidade alternativa onde é sempre os anos 90. É um cenário muito favorável para boybands de todos os tipos, das mais essencialmente Backstreet Boys até às que dançam parapara fantasiados de cachorros cor-de-rosa




Enfim, decidi exercitar minha sabedoria sobre boybands e ao mesmo tempo encher a vida de vocês de alegria e selecionei 10 boybands japonesas atualmente ativas que ainda não estão recebendo tanta atenção assim (mas que deveriam receber por serem maravilhosas) pra vocês entenderem o tipo de loucura que anda rolando no Japão. Eu as avaliei em cinco critérios: Talento Vocal, Habilidade de Dança, Agradabilidade Aos Olhos Do Espectador, Pose De Machinho e a indispensável Breguice. Vamos à lista? Vamos à lista.





01. GENERATIONS




Ano de debut: 2012
Agência: LDH
Número de integrantes: 7
Idade média: 20 anos
Diferencial: São o EXILE junior. E não estou dizendo que eles parecem o EXILE (não parecem), é que eles são da EXILE TRIBE, ou seje, são os filhotes do EXILE. Graças a isso, compartilham algumas características com sua alma mater: são compostos por 2 vocalistas e um monte de dançarinos ("performers"), membros mestiços (um meio americano e um meio filipino) (capaz até de ter mais e eu nem saber) e talento pra caralho.





Atributos: No vocal, GENERATIONS se sai gloriosamente bem. Melhor do que a maioria das boybands, e um dos vocalistas tem a voz bem distinguível e ~refrescante~. Dei nove porque eu sei que eles ainda vão melhorar e tenho que deixar um espacinho pra isso lol

Na dança, a técnica é MARAVILHOSA CHEIA DE ENCANTOS MIL mas ainda acho um pecado eles não fazerem uma coreografia mais marcante (alô Rising Sun kd). Foda-se. Dei 10.

Os integrantes são belos, charmosos e formam um grupo esteticamente agradável, mas eles não são especialmente bonitos e são meio difícil de diferenciar pros iniciantes (por meses eu só sabia quem era o Mandy e só identificava o grupo se ele estivesse lá)

A breguice deixa muito a desejar, estou decepcionada. Contudo, o grupo tira nota máxima no quesito Pose por sua exemplar demonstração do Smyze de Machinho.







02. Sexy Zone




Ano de debut: 2011
Agência: Johnny & Associates
Número de integrantes: 5
Idade média: 17 anos
Diferencial: Quando questionado sobre o nome da banda, que é positivamente ridículo até pros padrões japoneses, Kitagawa Johnny disse que o diferencial de Sexy Zone seria transmitir uma sensualidade Michael-Jacksonesca. Muitos dizem que o diferencial de Sexy Zone é serem o primeiro grupo da Johnnys com um mestiço (meio alemão), outros dizem que é ter quebrado o recorde de grupo da Johnnys mais novo a debutar até então.

Pra falar a verdade, o que eu acho que é o grande diferencial de Sexy Zone é a insanidade perpétua dos produtores.





Atributos: Geralmente, as pessoas não esperam muito, vocalmente falando, de grupos da J&A, principalmente quando é um grupo de 9inhos, mas Sexy Zone supera bastante as expectativas: todos eles são consistentes quando cantam ao vivo, e os mais novos conseguem harmonizar com uma destreza que alguns dos melhores vocalistas da J&A até hoje não tem (alô Tegoshi). Ao vivo. Por serem muito novinhos, mas com muito talento óbvio, nota máxima.

Dança... é aquilo lá né gente? Passinho do Koyama, sacode as mãos, dá uma girada, repete. Deixa pra lá.

Quanto à beleza, Sexy Zone é um grupo razoável, e ganha pontos por eles serem bem diferenciáveis entre si, apesar de ter quem diga que confunde os Fuma e o Nakaken um com o outro.

Breguice é o grande ponto forte do grupo, e dou nota máxima pela consistência até então: todos os releases são igualmente bregas. Apesar do alto teor de breguice, o carão não é, jamais, deixado de lado, por mais que seja atrapalhado pelo fato de eles terem entre 20 e 13 anos, então pontos em pose para a Zona Sensual.







03. Da-iCE




Ano de debut: 2012
Agência: avex
Número de integrantes: 5
Idade média: 23 anos
Diferencial: Todos os membros tinham experiência prévia como artistas; um era cantor solo, outro era lead vocal de um daqueles corinhos acapella, etc. É isso lol. São a boyband mais normalzinha desta lista, acho.




Atributos: Os vocalistas são bem decentes e têm as vozes bem diferentes um do outro, o que é um alívio pra quem tá sofrendo de overdose de menino japonês cantando, mas kd potência

A dança... é bem claro que todos eles dançam muito bem, mas que caralho é essa coreografia? djfkjsd feia demais meu deus. Se bem que eu gostei do passinho do "and SPLAAAAAAAAAAASH", ok, pontos.

É um grupo todo natural bonito pra caramba, e muito me espanta que o Sota, aquele juvenil que canta primeiro no PV, tenha 23 anos. Muito formol com mucilon, ali. Mas eles têm umas caras muito genéricas, vixe.

Da-iCE ganha pontos na breguice só por esse nome tenso em jesus, e na pose pela pedância sem fim de ter feito uma versão de Splash toda em inglês. A pose é eterna e leva 10, mas breguice tá faltando ainda. Pros padrões japoneses, pelo menos.







04. Fudanjuku (風男塾)




Ano de debut: 2008
Agência: Teichiku Entertainment Inc.
Número de integrantes: 8
Idade média: 24 anos
Diferencial: É uma boyband 2,5D lol. Explicarei. Nenhum dos integrantes é, tecnicamente, homem. Tecnicamente, os integrantes são personagens criados e interpretados por mulheres. Por isso, o apelo principal de Fudanjuku é ser um grupo composto por meninos "perfeitos", construídos à base de tudo que meninas gostariam que meninos fossem. Daí o termo 2,5D: personagens de anime são "meninos 2D", mas como Fudanjuku é uma entidade corpórea, eles são 2,5D.




Atributos: Fudanjuku têm três vocalistas bons, dois vocalistas decentes e três meio ruins. Chega bate o nervoso quando tem performance ao vivo, apesar de eles terem melhorado muito. Mas eu gosto muito de como o vocal em coro do grupo fica entre o feminino e o masculino, é um negócio muito diferente.

Dança... não tem nada demais, acho? Não tem nenhum dançarino genial mas eles quebram um galho lol e pelo menos eles demonstram energia quando dançam

No quesito beleza, o grupo está de parabéns. Tem de tudo: desde o charme anão do Kyohei até o clássico look ikemen do Koji, passando pela masculinidade chique do Renji. Só não dei dez por causa da inconstância das perucas, que no passado já causaram pesadelos em homens mais fracos.

Não tive como não dar 10 para eles em breguice porque: o que em Fudanjuku não é brega? Eles são um grupo de otakus que supostamente formaram um clube no colégio e de vez em quando viram super-heróis. Eles... Katsunda. Love Spider. Eu não sei nem mais o que dizer. Vou passar pro próximo item e pontuá-los em pose pela válida, apesar de falha, tentativa de smyze.







05. DISH//




Ano de debut: 2012
Agência: Stardust Promotions
Número de integrantes: 4
Idade média: 16 anos
Diferencial: Eles são uma "air band", ou seja: ficam dançando abelha com instrumentos pendurados no pescoço, mas não tocam as próprias músicas. Eles até sabem tocar, mas o grande conceito de DISH// é ser um bando de moleque que não cresce nunca e fica fazendo idiotices no palco, por isso os instrumentos: para o objetivo único e glorioso do jam sem fim.




Atributos: Vocalmente, eles são muito agradáveis de ouvir, mas nos lives a coisa fica meio tensa porque eles se movimentam muito e fica um pula-até-que-caia da porra. Não há pulmão para tanto. Ainda assim, eles até que seguram bem a onda

Eu não sei vocês, mas da primeira vez que os vi, não botei muita fé na dança deles não, mas eles me surpreenderam. Nenhum deles se destaca como bom dançarino, mas porque todos eles têm a técnica igualmente polida. Não é genial, mas é polida. É meio louco ver quatro menininhos tão sincronizados entre si lol

No quesito beleza, terei que ser sincera e dizer que o Takumi carrega esse grupo nas costas. Masaki e To-i têm uma cara muito normal, e não é nem o normal bonito, é o normal normal mesmo. Ryuji só fica excepcionalmente bonito quando sorri. Pobre Takumi tem que representá-los vocal e visualmente ao mesmo tempo, é pressão demais.

Em breguice, DISH// mostra bastante potencial, mas, por enquanto, eles são mais engraçados/non-sense do que bregas. A pose é pouca, apesar de substanciosa.







06. Choutokkyuu (超特急)




Ano de debut: 2012
Agência: Stardust Promotions
Número de integrantes: 7
Idade média: 18 anos
Diferencial: Inicialmente, Choutokkyuu parece ser meio EXILE-wannabe por causa da clássica configuração "2 vocalistas e um monte de dançarinos" (já citada neste post), mas a empresa e os membros já explicaram mil vezes qual é a diferença: enquanto que no EXILE os vocalistas ficam no centro, fazendo deles a atração principal e dos performers um grupo de suporte, Choutokkyuu faz o contrário - os dançarinos ficam na frente e os vocalistas no fundo, dando a idéia de que o grupo de suporte são os vocalistas. Além do mais, cada integrante é "responsável" por uma característica, então tem "o alegre", "o misterioso", "o desastrado" e sim eu sei que toda boyband tecnicamente tem isso mas eles têm essas porras listadas no perfil deles. Parece um cabaré.




Atributos: Como já citado, eles têm 2 vocalistas. Um deles é decente. O outro é sensacional. A sério, o Koichi de vez em quando dá umas escorregadas por ser novinho, mas ele é muito talentoso.

A dança. Dei dez mesmo. As coreografias deles sempre casam bem com a música e a técnica deles é muito boa, principalmente se você considerar que eles ainda estão no ensino médio.

No quesito beleza, Choutokkyuu está... mal. Quem vê pela primeira vez estranha muito. Até os bonitinhos têm a cara esquisita. Kd puberdade

No tocante à breguice, porém, eles estão muito bem, principalmente por terem recentemente lançado um single em que eles são "policiais do amor", e agora terem lançado um single de vampiro. Muito bem, Choutokkyuu. A pose também é sólida e persistente, mas ocasionalmente arruinada pelas dorgas permanentes dos integrantes.







07. PrizmaX




Ano de debut: 2013
Agência: Stardust Promotions
Número de integrantes: 5
Idade média: 21 anos
Diferencial: Bem. Não sei bem o que dizer. PrizmaX começou como muitos da geração deles: um grupo de rua que dançava break nas praças e usava moletons cinco tamanhos maiores do que o recomendado. Ah, sim, isso foi em 2002. Sim. Esse caralho desse grupo existe há mais de 10 anos e debutou um dia desses. Mas acho que, desde o começo, o diferencial era a quantidade de membros mestiços/fluentes em inglês. Ainda é, acho, mas a característica do PrizmaX que está na boca do povo hoje em dia é que eles são a cara do One Direction.




Atributos: Os dois grandes vocalistas do grupo são de fato bons, e os outros quebram um galho, mas as vozes deles não são muito impressionantes. O que impressiona é a estabilidade vocal durante as performances.

Dança. Todos eles têm a técnica excelente e, mesmo quando eles não tão dançando a coreografia, os adlibs (???) ainda casam com a música perfeitamente. Parece bruxaria. Dei dez.

No quesito beleza, é preciso um pouco de amor no coração pra ver o charme estético do PrizmaX. A pessoa que os olha de primeira provavelmente grita em horror ao ver os dentes do Tim e tem pesadelos psicodélicos em que os olhos do Tsubasa a vigiam da parede.

PrizmaX tira nota dez em breguice simplesmente por serem o One Direction japonês. Meus parabéns. Enquanto isso, falham duramente na pose. Não conseguem, não procedem, nem sei se tentam.







08. D☆DATE




Ano de debut: 2010
Agência: Watanabe Entertainment
Número de integrantes: 5
Idade média: 26 anos
Diferencial: Os integrantes são todos atores gatinhos que já eram famosos antes da formação do grupo, tendo participado de coisas como o musical de The Prince of Tennis, Kamen Rider, vários live actions de anime e uns filme gay aí. Aliás, um deles nos é muito querido:



SIM, MEUS CAROS. O MAIS NOVO MEMBRO DO D☆DATE É NINGUÉM MAIS NINGUÉM MENOS QUE YANAGISHITA TOMO, O PRIMEIRO E ETERNO TAKUMI-KUN.

Pena que ainda não tem PV com ele.



Atributos: Vocalmente, o grupo é muito médio, mas não terrível. As vozes são bem distinguíveis e eles cantam com ~personalidade~ mas a parte vocal das músicas não impressiona.

A dança também não, mas é mais consistente.

É na beleza que este grupo brilha. Jesus Cristo. Eu geralmente não acho o Seto Koji bonito, mas no contexto tudo é tão belo que ele absorve a beleza também. Quanta altivez! Quanto luxo! Quanta magia! Estão de parabéns. Arrasaram. Nota dez.

Tecnicamente, D☆DATE nem é tão brega assim, mas eles ganham nota alta por parecerem não ter consciência da própria breguice e continuar a fazer coisas essencialmente bregas inconscientemente. A pose é constante e de aparência inquebrável.







09. ABC-Z




Ano de debut: 2012
Agência: Johnny & Associates
Número de integrantes: 5
Idade média: 26 anos
Diferencial: Acrobacias. Danças também, mas acrobacias. É insano. É coisa do demônio. Ah, e eles quebraram o recorde de grupo da Johnnys mais velho a debutar até então.



Atributos: No tocante ao vocal, ABC-Z não impressiona nem deixa a desejar. Eles conseguem sustentar performances ao vivo com uma boa firmeza, mas nada muito oooooh

Dança. Sei nem o que dizer. Estes filhos da puta humilham o satanás. Não é nem só acrobacia, eles conseguem fazer TUDO - balé, break, dança moderna, pop-n-locking, quadradinho de oito - em uma sintonia com a música que é pura magia negra. Isso tudo sincronizado. Nota doze pra esse povo do demo.

Olhe, o quesito beleza é polêmico. Pros passantes, ABC-Z não parece ser nada demais, porque as feições deles não são tipicamente bonitas, mas assim que você vê melhor você percebe que eles são muito charmosos. Tsukada é vesgo? Sim, é vesgo, mas uma pessoa que não sorri quando vê ele sorrindo não é normal e pode até ser perigosa.

No quesito breguice ABC-Z leva um glorioso dez por motivos diversos: eles debutaram de branco, já vestiram terno neon, blazer de lamê e macacão de cetim, e fizeram uma música em engrish com sample de Brilha Brilha Estrelinha. Na pose, porém, levam uma nota patética porque só o Hasshi tenta (e nem conseguir consegue) fazer pose de gatinho.







10. DIAMOND☆DOGS




Ano de debut: 2011
Agência: Victor Entertainment
Número de integrantes: 7
Idade média: 31 anos
Diferencial: Estou tendo dificuldades em descrever este grupo sem botar a descrição toda em capslock. Vou simplesmente dizer que eles são a boyband mais brega do Japão inteiro. Mas não aceite minhas palavras como verdadeiras. Veja o vídeo e faça seu próprio julgamento.




Atributos: Vocalmente, eles até são bons - sim, até o Taka, apesar da voz estranha - então por que caralhos tanto sintetizador? Quem sabe.

Dança. Os caras são bons demais véi. São outros que sabem um monte de estilos diferentes, e mais: rebolam com gosto. Meus parabéns. Nota dez.

Beleza. Questionável. Achei cativante, mas não duvido que haja gente que chore ao ver o cabelo do Taka, que só fez piorar ao longo do tempo. É preocupante.

A breguice. Ah, a breguice. Sério, qualquer grupo que achar que pode ser mais brega do que Diamond Dogs estará sendo pretensioso. O nome do grupo é um espetáculo por si só, e tem uma fodendo estrelinha no meio. Eles são trintões que dançam tango descamisados no palco e o primeiro single deles se chama Carnaval. É só isso que tenho a dizer. Diamond Dogs não é brega, o brega é Diamond Dogs.

"Mas e Johnnys?" Sim, é verdade que Johnnys usam até ceroulas de lamê e plumas tão longas que sussurram Pavão Mysteriozo no ouvido de quem as veste, mas a diferença é que Diamond Dogs são um brega mais adulto, a la Host Club, enquanto Johnnys são um brega mais alegórico. De um jeito ou de outro, é muita breguice, e a pose não fica pra trás - foca no smyze sedutor do Higashiyama por favor.








+1. Secret Guyz.




Já que falamos de tanta coisa boa, vou mencionar estes gracinhas aqui como um bônus. Secret Guyz é uma boyband da Stardust (sim, mais uma) formada por três integrantes: Yoshihara Shuto, Yukichi e Ikeda Taiki. Fresquinha, saída do forno: eles estrearam em dezembro do ano passado. O grande diferencial deles é que, além de serem excepcionalmente kitsch (já gastei a palavra "brega" neste post), os três são homens trans, o que os torna a primeira boyband FtM do Japão. Se você quiser depois contar vantagem por ter conhecido Secret Guyz desde antes de eles debutarem, a hora é agora, porque nem música original eles têm ainda.




Aqui um vídeo deles cantando a música Gang, do Fukuyama Masaharu. Eu quase escolhi por aqui o vídeo deles cantando Hirari, Ageha por motivos óbvios, mas decidi por Gang porque achei que Hirari, Ageha ficaria diminuída depois de vermos a irretocável versão original.

E aqui alguns sites úteis pra você se informar sobre boybands: generasia e jpopasia. 90% da informação presente neste post veio de lá. Amém.




Então, minha gente, o post parecia que não ia acabar nunca, mas acabou. Que tal? Estão se sentindo mais dispostos? Mais inspirados? Com aquela vontade de botar um terno de cetim dourado com uma rosa vermelha no bolso e fazer cara de sedução pro espelho? E se faltou alguma boyband queridinha sua, não chore, não fique triste: a possibilidade de eu fazer outro desse, com gráfico e tudo, é grande, porque muita coisa bowa ficou de fora. Enquanto o lendário post não vim, se acalme e ponha esta música no loop porque eu não sei vocês mas tô com essa delícia na cabeça há semanas.

É isso adeus

8 comentários:

  1. Adorei o post e o blog. hahah
    Sou meio suspeita para falar, mas...Entre boybands, os (sul) coreanos dão um show.
    O maior problema das bandas pop japonesas são as breguices. Sou mais j-rock e olha lá. Esses também tem suas doses de breguices. :P

    ResponderExcluir
  2. Olá milly Maynard, vou responder sua pergunta usando o conhecimento que tenho em kpop (então por favor, talvez possa estar errado na área do jpop).
    debutar como assim?
    e que o seguinte pelo menos na Coreia do Sul onde existe o kpop, jovens são selecionados em meio de milhares de pessoas em audições que acontecem por todo o mundo, os que são selecionados fecham um contrato com a gravadora (contrato este que não tem duração padrão), e logo iniciam um longo processo de treinamento, que envolve: dança, canto, interpretação, aegyo, e etc... Quando a gravadora acha q determinado trainee esta pronto, eles montam um grupo pré modelado e realiza o debut deles, que seria então em outras palavras, lança-los no mercado de musica e entretenimento.
    Bom espero ter sanado sua duvida, pq falei d+ !!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Me perdoem os fãs de J-pop mais achei todos péssimos, nem se comparam quem as boyband sul coreana. E esse visual esquisito.

    ResponderExcluir
  4. Nossaaaaaa,adorei,pessoal,tem mesmo uns caras muito bregas aí rsrs...amei vou vir sempre nesse site ou blog,ou sei lá,rsrs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Achei muita sacanagem esses gráficos com "pose" "breguice". Os Jpops não merecem esse tipo de análise debochada, os caras são bons, ralam pra caramba e existem muito antes dos Kpops. Os estilos entre os coreanos e japoneses são bem diferentes, mas chamar de brega e dizer que os Kpop são mais bonitos acho uma falta de respeito tremenda. É só questão de gosto, não chame os jpop de bregas. Maldade isso.

    ResponderExcluir